terça-feira, 3 de agosto de 2010

CRIAÇÃO DO PELOURINHO


No princípio, era a Bahia.E Caetano disse:
- Faça-se o Pelô!

E Gil argüiu:
- Enfim, sob o prisma transitório da protomatéria nasciva, enfim, tendo em mente as palavras de Arjuna a Krishna e toda a prosódia popular do cancioneiro, enfim, ademais considerando-se as premissas da Escola de Frankfurt e a biosfera como um todo, enfim...

Carlinhos Brown acrescentou:
- Só, meu...

E aquela discussão se arrastou por milhares de anos, um tempo tão dilatado que Caimmy chegou a descer da rede e fazer dois versos.E enfim o Pelô ficou pronto e Caetano disse:
- O Pelô é lindo, Dona Canô é linda, eu sou muito mais lindo e a mulata não é a tal!

E Caetano criou a fauna e a flora: um leãozinho, uma camaleôa, uma vaca de divinas tetas, o capim rosa-chá e, sob a influência de Gil, um abacateiro. E Caetano achou Odara. Mas o diabo não:

- Coisa insossa! O homem vai viver nesse paraíso sem se perturbar? Não!! Vamos fazer trios elétricos e inventar a axé music!! Todos têm que sofrer um pouco!!!

Mas logo o diabo se calou, porque viu ACM e saiu correndo com medo. E ACM disse:
- Faça-se o Estado! E as empreiteiras. E os cargos comissionados. E o homem. E que o homem tenha o sobrenome "Magalhães" e cresça e se reproduza e acumule com meus apadrinhados todas as funções públicas.
E assim foi. Mas, como o primeiro baiano estivesse se sentindo muito só, Caetano achou por bem lhe dar uma companhia. E de sua costela fez um outro homem. E Caetano achou lindo. E Luiz Mott também.

Mas Jorge Amado interveio:
- Ô, meu pai, não dava pra fazer um negocinho mais agradável, não? Algo assim que envolvesse seios e xibiu, por exemplo?

E Caetano aquiesceu, porque Jorge é lindo. E da trança rastafári do baiano fez a baiana. E eles viveram felizes durante muito tempo, até que andaeva, a primeira baiana, comeu o caju proibido e os dois foram expulsos da Bahia e mandados num pau-de-arara pro Rio.E ali eles frutificaram, e Bandaeva teve uma filha, Bebé, prima de Lili, irmã do primo de Cacá, cunhada do avô de Juju, que vem a ser irmão de Flora de Gil, amante do irmão de Dodô, primo de...

MAS AÍ JÁ É OUTRA HISTÓRIA, MAIS EXTENSA, QUE NÃO CABERIA NUM LIVRO TÃO CURTO QUANTO A BÍBLIA.

ENVIADO POR REBECCA CORDEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário